sábado, 4 de junho de 2011

Tim Tim.. chegou a época do vinho...




Estamos na época mais fria do ano, o outono e inverno seguramente são as estações em que mais apetece o consumo de um bom vinho, em especial o tinto. 
 
Sabemos que existem vinhos tintos, brancos e rosados, e dentre esses secos ou suaves, porém um breve conhecimento sobre as uvas que geram a iguaria é fundamental. Então vamos lá, os tipos de uvas destinadas à fabricação do vinho são muitos, segue uma breve explicação sobre os mais populares:
 
Cabernet Sauvignon é a uva preta mais conhecida no mundo, os bons vinhos feitos com essa uva possuem cor forte, além de sabor e aroma intensos, alguns especialistas comparam o seu aroma ao de violetas. Recomenda-se guardar os vinhos de Cabernet Sauvignon, pois envelhecido torna-se fino e agradável, desenvolvendo um gosto prolongado de cassis.
 
Chardonnay é o tipo de uva verde mais popular, pela versatilidade na produção do vinho e natureza simples. É o tipo usado para fazer o tradicional vinho branco da Borgonha, e também um dos três tipos usados na produção do Champanhe. Vinhos feitos dessa uva são secos, leves e pouco encorpados.
 
Cabernet Franc é uma das variedades mais citadas nos rótulos brasileiros de vinhos tintos. Produz um vinho com cor viva, brilhante e um aroma que lembra framboesa com sabor de ervas. Alguns a consideram uma “cabernet sauvignon piorada”.
 
A Merlot pura produz quase sempre um vinho suave e fácil de beber, com sabores que lembram ameixa. Porém geralmente ela é misturada com outros tipos de uva (em especial a cabernet sauvignon), trazendo assim uma suavidade para vinhos que puros seriam muito ásperos.
 Sauvignon Blanc é uma uva verde que produz vinhos brancos extremamente secos, feitos para serem bebidos logo. Possui aroma e sabor intensos sugerindo capim e groselha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em receber seu comentário...
Obrigada por visitar meu cantinho!